sábado, 12 de junho de 2010

HELVÉTICA (Tipo de Letra) realizado a 5 de Março, 2010


Um comentário:

  1. Helvética / 0123456789
    Neste documentário que foi lançado em 2007, focou-se na fonte ou tipo de letra, mais concretamente, retrata os 50 anos da fonte Helvética. A Helvética deriva do latim helvetia nasceu na suíça em 1957 e foi desenvolvido por Max Miedinger para uma empresa de tipografia Suiça Haas. A Helvética é uma das fontes mais populares e mais utilizadas em qualquer aplicação. È uma fonte ou tipo de letra, associada ao modernismo do design gráfico e baseia-se numa tipografia antiga chamada Akzidenz Grotesk, originalmente chamava-se Haas-Grotesk. Uma das características desta fonte é uma melhor e máxima legibilidade pois é directo e claro na sua forma de comunicação e também por não ter serifas. A Helvética também se caracteriza pela perfeição e firmeza das letras, as letras são geometricamente perfeitas e trabalhadas pormenorizadamente. A Helvética transmite suavidade na sua leitura e é do tipo corporativo e social. Para quem está a ler facilmente se integra e consegue perceber a mensagem. Pode dizer-se que esta fonte é acessível, transparente e responsável.
    Neste documentário segundo, Neville Brookly, na comunicação visual o tipo de letra é dos aspectos mais importantes. Em 1983, a empresa tipógrafa Linotype, lançou na Alemanha uma “Nova Helvética”, e digamos que foi uma optimização da Helvética original.
    A empresa Microsoft em várias edições do seu sistema operativo Windows, mais propriamente no Office, difundiu pelo mundo fora a fonte Arial que é uma plena imitação da Helvética, mas uma cópia fraca perante todo o potencial da Helvética. Comparando as duas fontes, para distinguir e identificar os tipos de letra, podemos ver através de letras como o “R” e o “G” Maiúsculo e também o “a” Minúsculo.

    ResponderExcluir